5 desvantagens da telha romana que você precisa conhecer

By Eduarda Oliveira Correia

A cobertura de uma casa é, sem dúvida, uma das partes mais custosas do projeto. Por isso, a maioria dos consumidores opta por telhas com menor preço por unidade, como é o caso da telha romana. No entanto, essa telha nem sempre apresenta vantagens para o projeto.

Se você está pretendendo construir ou reformar e considera utilizar a telha romana na cobertura do seu projeto, leia bem as informações a seguir antes de tomar essa decisão!

Telha romana: o que você precisa saber?

Diferentemente da telha colonial, que tem um aspecto arredondado, a telha romana apresenta um design mais achatado, que serve para melhorar o encaixe entre as peças. O formato mais quadrado também confere um aspecto moderno à telha, sem que isso prejudique o charme do telhado aparente.

A telha romana é ideal para projetos com inclinação mínima de 30%. Seu tamanho médio é de 40 cm e o seu rendimento é de aproximadamente 16 telhas por metro quadrado.

Um dos principais aspectos de destaque dessa telha é o seu peso. Sim, estamos falando de um tipo de telha que pode ter até 2,5 kg por unidade.

Geralmente, a telha romana tem um preço acessível, o que leva muitos consumidores a optarem por este tipo de telha, acreditando se tratar da melhor escolha. Porém, a telha romana apresenta certas características que merecem atenção, considerando, especialmente, o orçamento do projeto.

Tipos de telha romana

Tradicionalmente, a telha romana é feita de cerâmica. Alguns tipos de telha romana são resinados ou esmaltados para minimizar os problemas decorrentes da porosidade da cerâmica.

Também é possível encontrar telhas transparentes em estilo romano, feitas de vidro ou de policarbonato. Essas telhas são interessantes para projetos que priorizam a luminosidade natural.

Desvantagens da telha romana

A telha romana apresenta algumas desvantagens que precisam ser consideradas. Mais do que avaliar o custo do metro quadrado, também é importante checar algumas características que fazem com que esse tipo de telha não seja tão vantajoso quanto aparenta ser.

1. O custo-benefício é relativo

A maioria das pessoas que opta pela telha romana está de olho apenas no preço. Afinal, trata-se de uma telha bem acessível quando comparada aos outros tipos. No entanto, o custo-benefício da telha romana é bastante relativo. Como este tipo de telha tem um peso aproximado de 38,40 kg/m² é preciso investir em uma estrutura robusta para suportar a cobertura. Logo, o consumidor não gasta com as telhas em si, mas investe um bom dinheiro na estrutura do telhado.

Outra questão que representa uma grande desvantagem é a subcobertura. Como a telha romana é tradicionalmente feita de cerâmica, é preciso tomar alguns cuidados para evitar a umidade no telhado. Assim, é preciso investir também em uma manta para telhado, a fim de proteger a edificação.

Antes de considerar a telha romana, vale a pena conferir outros modelos de telha e avaliar o custo-benefício de cada uma, tendo em vista o orçamento do projeto e o investimento total necessário para cada modelo. Algumas telhas podem ser um pouco mais caras, porém, com funcionalidades específicas que reduzem o custo de montagem.

2. Necessita de impermeabilização e manutenção

É possível encontrar telhas romanas de vidro ou de plástico. No entanto, tradicionalmente, a matéria-prima da telha romana é a cerâmica.

A telha de cerâmica é naturalmente permeável, o que acaba facilitando o surgimento de fungos, caso não haja uma limpeza frequente.

É possível encontrar modelos impermeabilizados de telha romana, mas, mesmo assim, recomenda-se aplicar uma nova cobertura de impermeabilizantes para garantir que a telha se mantenha livre da umidade. A necessidade de manutenção é uma desvantagem que deve ser considerada por quem está construindo ou reformando. Afinal, esse tipo de serviço, além de gerar custos, pode trazer alguns pequenos transtornos ao dono do imóvel.

3. Exige limpeza periódica

Como as telhas de cerâmica são naturalmente porosas, elas favorecem a umidade e o aparecimento de fungos. Para evitar esse tipo de problema, além da impermeabilização é necessário fazer uma limpeza periódica, escovando as telhas de tempos em tempos.

Esse também é um ponto que deve ser considerado. Afinal, essas pequenas manutenções podem gerar custos e trabalho para o proprietário do imóvel.

4. Se for transparente, pode amarelar

Para quem considera incluir algumas telhas transparentes no projeto, nem sempre a telha romana é a melhor opção. Isso porque essas telhas exigem uma manutenção trimestral, caso contrário podem ficar amareladas retirando a beleza do projeto. Além disso, quando não é utilizada com um bom planejamento de projeto, esse tipo de telha pode gerar mais calor, comprometendo o conforto térmico dentro da edificação.

5. Oferece risco de destelhamento

Assim como no caso da telha portuguesa, a telha romana também precisa de alguns cuidados para evitar o destelhamento. Fazer amarrações é a melhor maneira de proteger o telhado contra a ação de ventos mais fortes.

Por mais que a telha romana tenha um design achatado, que facilita seu encaixe, situações de vento mais forte podem colocar a cobertura em risco de destelhamento.

Telha romana: investir ou não investir?

Projetos de construção e reforma envolvem uma série de fatores. Para quem pretende construir ou reformar de forma inteligente, não basta avaliar apenas os custos. Pesquisar e conhecer os tipos, modelos e opções de materiais para a cobertura também é uma forma de otimizar o orçamento.

A indústria da construção civil vem se desenvolvendo bastante e novas opções de materiais mais funcionais já podem ser encontradas no mercado. No caso das telhas, por exemplo, opções mais sustentáveis e com maior durabilidade podem ser uma ótima solução.

Antes de fazer a compra, pesquise, converse com profissionais e busque sempre as melhores opções considerando o contexto global do projeto. As vantagens e desvantagens de qualquer material de construção devem ser avaliadas com critério.

Você já conhecia as desvantagens da telha romana? Já pensou em investir em outros tipos de telhado? Confira alguns projetos criativos que podem inspirar o seu projeto.