Como escolher o piso de madeira?

By Eduarda Oliveira Correia

A escolha do revestimento é uma das decisões mais básicas, contudo importantes que um proprietário tem que fazer ao empreender uma renovação, porque sustenta tudo mais. Mas nem todos os pisos de madeira são criados iguais, e selecionar um produto não é simplesmente uma questão de escolher uma cor preferida, uma série de outros fatores podem ter um impacto tanto na estética quanto no desempenho.

Solidez versus engenharia

Tradicionalmente, o piso pronto vem em grossas tábuas de madeira maciça. Hoje em dia, a madeira maciça ainda está amplamente disponível, mas muitas empresas também oferecem pisos de engenharia projetados com uma camada superior mais fina de madeira dura, ligada a outras camadas projetadas para evitar que o piso mude durante os ciclos de expansão e contração.

Para porões e apartamentos com pavimentos de concreto, piso projetado oferece uma vantagem de instalação. Considerando que a madeira maciça é geralmente instalada sobre uma ou duas camadas de madeira compensada, que pode elevar a altura de um piso e interferir com as portas existentes ou reduzir marginalmente a altura do teto.

Acabamento pré-acabado versus acabamento do local

Pranchas de madeira podem ser comprados com uma face em bruto que é terminado por um profissional após a instalação, que chega com a mancha já aplicada. A vantagem da madeira pré-acabada é que você sabe exatamente o que está recebendo. Observando que uma vez que você selecionar um produto, terá uma amostra exata para usar na coordenação paleta de cores da sua casa e escolher outros elementos de design, tais como têxteis, revestimentos de parede e armários. Pavimentos pré-acabados também levam menos tempo para instalar, porque não há necessidade de aplicar cor ou vedante.

Acabamento de óleo versus poliuretano

Há todo um espectro de produtos de acabamento, de penetrar óleo para óleos híbridos de poliuretanos de acabamento para acabamentos de uretano curado UV pré-acabados. Mas para simplificar, a maioria dos acabamentos caem em uma das duas categorias: óleo ou poliuretano.

O óleo penetra na madeira e tem uma aparência que é muito macia, fosca e natural. Mas não é tão impermeável às manchas e danos como o poliuretano, que cria uma camada dura na superfície da madeira que é mais resiliente ao desgaste, especialmente para as pessoas com crianças, ou quando a comida está voando em torno da cozinha.

Óleo acabamentos arranham mais facilmente, mas também fazem os arranhões menos perceptíveis. Eles também são fáceis de retocar em uma base de ponto-a-ponto, quando há um problema.

Tipos de madeira

Na América, carvalho é o rei do piso de madeira por uma boa razão. É uma madeira muito durável que “aceita” manchas muito bem. Ele também tem um grão natural atraente e está amplamente disponível em toda a região, levando a preços razoáveis.

Em círculos de design, carvalho branco é especialmente popular, porque não tem os tons rosados ​​de carvalho vermelho.

Largura da prancha

Embora houvesse um momento em que parecia que quase todos os pisos de madeira foram instalados em tiras de duas a três polegadas, muitas pessoas agora usam tábuas mais largas. Há uma sensação de luxo e despesa associada a uma prancha mais ampla. Uma vez que você excede a norma, começa a se sentir especial. É por isso que uma prancha de quatro a seis polegadas é a nossa especificação padrão, dependendo do tamanho da sala e da aplicação, observando que, em geral, quanto mais expansiva a sala, mais ampla a prancha que deverá escolher.