Deck de madeira: vantagens e desvantagens - Blog

By Eduarda Oliveira Correia

O deck de madeira tem uma presença muito marcante em decorações de ambientes externos, auxiliando na circulação de espaços. Atualmente, sua aplicação vai além de revestimentos para pisos, sendo vastamente empregado como forração de muros para fazer jardins horizontais ou ainda para servir de decoração em painéis de televisão.

Esse material é capaz de trazer ao ambiente um visual muito aconchegante e sofisticando, dando um ar de rusticidade. Porém, para que se tenha um deck de madeira, é importante primeiramente verificar as condições do ambiente e a intensidade de seu uso. Nesse post, iremos tratar das vantagens e desvantagens de aplicá-lo em sua residência.

Onde posso utilizar um deck de madeira?

Geralmente, o deck de madeira é utilizado em regiões externas. Pode estar presente ao redor de piscinas, forrando pisos de varandas, sacadas, terraços e qualquer outro lugar que esteja exposto ao tempo, devido às suas características antiderrapantes e antitérmicas. Mas, tudo irá depender do projeto arquitetônico e paisagístico, além da função desejada pelo cliente.

Além dos modelos convencionais, há também a opção de colocar o deck de madeira modular. Ele é composto por peças menores, que fazem o encaixe umas nas outras por meio de um sistema de fixação que não necessita de mão de obra especializada, sendo financeiramente mais vantajoso. Está disponível em várias tonalidades e pode ser disposto de forma criativa, criando desenhos únicos.

Por que instalar um deck de madeira?

Antes de escolher pelo deck de madeira de sua preferência, aconselhamos que você faça um estudo de instalação, levantando os custos e a manutenção periódica que será necessária para manter sua vida útil. Também é preciso pensar no ambiente em que ele será aplicado, qual será a frequência que será exposto ao sol e à chuva, entre outros fatores.

Para auxiliá-lo nessa decisão e esclarecer algumas dúvidas que possam surgir, a Anália Pisos separou uma lista com as vantagens e desvantagens de adquirir um deck de madeira para incrementar a decoração externa de sua casa ou apartamento. Confira a seguir:

Vantagens

O deck de madeira proporciona uma rápida montagem, não necessitando dedicar muitos dias para a sua instalação e poupando mão de obra. Na grande maioria das vezes, ele já está praticamente pronto para uso. Com a medida correta, não é preciso fazer ajustes ou recortes que sejam significativos. Como um diferencial, a madeira pode gerar uma certa identidade no projeto de decoração.

A sensação térmica de pisar na madeira também é muito mais agradável quando comparada a outros tipos de materiais, como o porcelanato, principalmente ao redor da piscina. Seu custo é bem acessível em relação ao piso cimentício antitérmico, que conta com exatamente a mesma sensação. Também é muito mais fácil de limpar, recebendo pintura apenas a cada dois anos.

Desvantagens

Como uma das principais desvantagens sobre o deck de madeira, destacamos a necessidade anual de manutenção. Além disso, para que dure mais a madeira escolhida deve ter alto padrão de qualidade. Caso contrário, podem haver problemas na questão de sustentação do madeiramento.

Os insetos também são considerados uma desvantagem, pois têm preferência por frestas de madeira para que possam se abrigar e procriar. Contudo, este problema é facilmente solucionado se houver a aplicação de cola com pó de serragem, vedando as frestas e impedindo a sua entrada.

Para receber mais dicas e novidades sobre decorações externas e opções de pisos, continue acompanhando as postagens de nosso blog!