Dicas da Ladrilar

By Eduarda Oliveira Correia

Obras de arte.

Cada ladrilho é resultado de um trabalho individual, artesanal e deve ser tratado como uma verdadeira obra de arte. Quando retirarem os ladrilhos das caixas para realizar a instalação, coloque-os sempre da mesma forma que eles chegam até você quando embalados, ou seja, face a face, pois isso evita que os mesmos risquem.

Por serem totalmente artesanais, os ladrilhos apresentam pequenas diferenças de tamanho e espessura. Nuances de cores também são comuns devido a composição das tintas com pó de mármore, cimento branco estrutural e pigmentos

Instalação

Os ladrilhos hidráulicos podem ser assentados com argamassa branca e desempenadeira dentada.

O ladrilho hidráulico sempre é assentado com junta seca, ou seja, não existe espaçamento a ser dado entre as peças como feito na aplicação de cerâmicas, salvo algumas condições pode-se dar um espaçamento mínimo de 1 mm.

Quando o instalador aplicar a argamassa certifique-se que nas pontas dos ladrilhos também foi passada argamassa para evitar que as mesmas trinquem depois da peça assentada.

OBS: nunca bata nas peças com martelo de borracha, usado normalmente em aplicação de cerâmicas, pois além de marcar as peças (principalmente as cores claras) pode fissurá-las ou trincá-las e essas microfissuras não ficam evidentes durante a aplicação, vão aparecer quando essas peças são resinadas ou molhadas. O correto é amarrar um pano branco e limpo na ponta do martelo para amortecer o impacto e evitar o contato da borracha com as peças.