Os 7 principais tipos de telha e suas vantagens e desvantagens

By Eduarda Oliveira Correia

O mercado de telhas dispõe de uma variedade de modelos e todas possuem suas vantagens e desvantagens. A escolha deve ser feita com base nas suas necessidades e prioridades. Mesmo que o telhado seja uma das últimas fases da construção, ele deve ser planejado logo no início, por ser essencial na arquitetura. Além da estética, outras razões devem ser levadas em consideração, como o isolamento térmico e o custo x benefício. No blog de hoje falaremos sobre algumas telhas, suas vantagens, desvantagens e características. Confira!

1 – TELHAS DE FIBROCIMENTO

As telhas de fibrocimento foram substitutas das telhas de amianto que pararam de ser fabricadas no Brasil. Este tipo de telha é durável e resistente, mesmo sendo mais leve que os demais modelos de telhas. Por ser mais leve, não precisa de uma estrutura pro telhado tão reforçado, diminuindo os gastos. A desvantagem desta telha é não ter um isolamento térmico bom, pois absorve muito calor. A saída seria construir uma laje pra melhorar a sensação térmica.

2 – TELHAS DE CONCRETO

O modelo da telha de concreto é muito pesada, por isso precisa de uma estrutura forte para suster a cobertura do local. Em contrapartida, dispõe de um bom isolamento térmico. Além disso, as telhas de concreto tem certa variedade de formas e cores.

3 – TELHAS DE CERÂMICA

As telhas de cerâmicas são fabricadas a partir do barro e por isso tem um bom isolamento térmico. São muito usadas em casas, pois trazem a sensação de conforto à fachada. A desvantagem é o peso das peças, o que exige uma estrutura mais forte. Existem vários tipos de telhas cerâmicas, as mais conhecidas e usadas são: telha portuguesa, telha francesa e telha colonial.

4 – TELHAS DE VIDRO

As telhas de vidros são boas opções para usar em ambientes que você deseja que entre luz natural, deixando o local mais iluminado. Porém é preciso fazer a limpeza com frequência dessa área. Uma casa, por exemplo, nunca é constituída toda de telha de vidro, mas sim em alguns locais como jardim de inverno, varanda, entre outros.

5 – TELHAS ESMALTADAS

As telhas esmaltadas são muito parecidas com as telhas de cerâmicas, o que muda é o acabamento que recebem. As telhas esmaltadas podem custar até 2x o valor das telhas de cerâmicas comuns, pois recebem uma camada de tinta e diminuem as chances de infiltração, aumentando a vida útil da peça. Além, é claro, da variedade de tons que pode ser usada.

6 – TELHAS POLICARBONATO

Podem ser transparentes ou translúcidas, geralmente usadas em áreas externas. São resistentes a mudanças do clima, suportam frio, chuva, sol e ventos. São mais baratas, porém menos resistentes.

7 – TELHAS GALVANIZADAS

As telhas galvanizadas são o que há de mais moderno no mercado. Além disso, são disparadas as com o maior custo-beneficio. Produzidas com aço e revestidas com zinco e alumínio, as peças ficam extremamente resistentes à corrosão. Elas também são super conhecidas por proporcionarem conforto térmico, isolamento acústico, rápida instalação e baixíssima manutenção. E os benefícios não param por aí, se adequam facilmente a qualquer projeto, pois são feitas sob medida para evitar o desperdício durante as construções. Por fim, podem ser usadas como fechamento lateral ou com a finalidade de decoração, mostrando muita versatilidade.

E aí, interessou-se em saber mais sobre telhas galvanizadas? Então entre em contato com um de nossos vendedores e tire todas as suas dúvidas.