Qual é o Melhor Tipo de Piso de Madeira para sua Casa? -

By Eduarda Oliveira Correia

A madeira é uma ótima opção de revestimento, pois é um material nobre que valoriza a sua casa. Mas, como existe mais de um tipo de piso de madeira, conhecer as características de cada um deles te ajudará na escolha.

Conheça os diferentes pisos de madeira

Há quatro principais tipos de piso de madeira que você pode utilizar para revestir o seu lar. Cada um com uma variação de estilo, tamanho, aplicação e resistência diferente. Confira!

1. Piso pronto de madeira

O piso pronto é fabricado em madeira maciça e possui instalação rápida e prática, já que não é necessário acabamento nem raspagem.

Para garantir a durabilidade, alta resistência e brilho intenso, o material recebe nove camadas aplicações de verniz e de proteção UV. Entre essas camadas, há uma de óxido de alumínio para conferir uma proteção ainda maior contra atritos, manchas e desgastes.

A principal vantagem desse tipo de piso de madeira é a possibilidade de utilizar o ambiente após três horas da aplicação.

2. Assoalho de madeira

Já os assoalhos são tábuas de madeira maciças que possuem larguras determinadas e comprimentos variados. A instalação é simples, pois o material pode ser fixado diretamente no contrapiso ou barrotes. Mas, depois é necessário realizar o acabamento no local de uso com cera ou verniz.

Os pontos fortes são o conforto térmico e a alta durabilidade. O material é ideal para quem busca por sofisticação, beleza e versatilidade.

3. Tacos de madeira

Os tacos de madeira são pequenas placas retangulares que podem ser trabalhadas de diferentes formas, o que proporciona versatilidade ao material. A aplicação é feita no contrapiso com cola de alta resistência.

Essa é a opção mais duradoura para ambientes internos. Depois de desgastados, é possível lixá-los e realizar novos acabamentos. Outras vantagens são o conforto térmico e a beleza que adicionam ao cômodo.

4. Decks

O deck é a única alternativa indicada para ambientes externos, como áreas de lazer, piscinas e jardins.

Esse revestimento pode ser produzido com madeiras resistentes (como o Cumaru e o Ipê) ou ecológica. Neste segundo caso, o piso também possui matérias-primas recicláveis para proporcionar maior durabilidade, sem interferir nas características visuais.

Como escolher um tipo de piso de madeira?

Antes de realizar a sua escolha, analise o local que receberá o piso. Leve também em consideração as suas preferências por aplicação e design, além de pesar as vantagens de cada tipo de piso de madeira.

A principal diferença fica por conta das tonalidades, vale escolher a que melhor combina com a sua decoração. Uma boa dica é considerar que, geralmente, as madeiras mais claras são mais macias, enquanto as mais escuras são mais rígidas.

Para encontrar as madeiras mais nobres do mercado, você pode contar com a Madel. Nossos produtos são secos em estufa, possui alta durabilidade e são ecologicamente corretos.

Não deixe de conferir nosso blog para mais artigos como este.

Construindo ou Reformando?! É MA-DEL! MADEL É +!