Vantagens e desvantagens do piso laminado

By Eduarda Oliveira Correia

É muito difícil imaginar que uma casa seja aconchegante sem o calor do piso de madeira. A melhor maneira de colocar rapidamente um novo piso sob seus pés é usar um método de instalação flutuante. Não requer construção pesada e os resultados são estupendos. O piso laminado é um tipo de instalação no piso, é feito com piso de madeira e não são usados ​​pregos.

Em vez de pregar as pranchas, elas são unidas por meio de união ou colagem e, mais importante, o piso não é fixado ao substrato. As placas de piso de madeira podem ser instaladas rapidamente em qualquer material: compensado, concreto, folha de vinil ou ladrilho cerâmico. Pisos de madeira projetados são o melhor material de piso de madeira disponível. As camadas de folheado coladas às camadas de madeira compensada são muito estáveis ​​e parecem pisos sólidos.

Durante anos, revestimentos de piso foram fixados em substratos. Porcelana e ladrilho cerâmico devem ser colocados na base e pisos de madeira devem ser pregados no contrapiso. À medida que as instalações de bricolagem ganharam popularidade, novos métodos tiveram que ser desenvolvidos para tornar todo o processo mais fácil e menos complexo. O instalador do piso pôde finalmente se livrar dos pregos automáticos e da pregagem manual.

É importante considerar os prós e os contras de pisos laminados e decks antes de instalar novos pisos. Como o piso laminado é projetado para durar por um longo período de tempo, você deve fazer a escolha certa para uma determinada aplicação. Feito de uma variedade de espécies de madeira, este produto de piso projetado é popular porque é fácil de instalar e menos caro do que o piso de madeira tradicional. No entanto, vem com algumas desvantagens que você pode querer saber antes de começar a usar o piso laminado em sua casa.

Vantagens do piso laminado

O deck flutuante pode ser usado em um substrato que não está completamente nivelado

É mais barato do que pisos de madeira maciça

Você pode usá-lo em diferentes lugares, como em um porão

Este material se adapta às mudanças na sala, como umidade e temperatura

Não há necessidade de usar ferramentas especializadas

A instalação é fácil

Um espaço é atualizado rapidamente sem a necessidade de muitos trabalhos

Além disso, o piso flutuante também é fácil para quem quer fazer sozinho em casa, pois não é necessário nenhum conhecimento básico, basta ter o material devidamente cortado. Pessoas com habilidades básicas de DIY podem instalar com sucesso um piso flutuante em uma sala simples, Ou podem contratar um técnico para ajudar na instalação.

Além disso, a instalação tende a ser mais econômica e ecologicamente correta, pois utiliza menos madeira. Algumas empresas procuram especificamente componentes verdes certificados que também incluam materiais reciclados.

Desvantagens

O piso instalado usando este método é mais fino e menos substancial do que o piso sólido que geralmente é usado com cola.

Tende a exigir um valor de revenda menor do que outros pisos pregados tradicionais

Decks flutuantes não podem ser lixados e polidos como pisos sólidos

As mudanças mais extremas e frequentes de umidade e temperatura podem fazer com que o solo se expanda e contraia e, eventualmente, seja danificado com o tempo.

Além disso, ao andar em decks flutuantes, as pessoas podem notar alguma flexibilidade sob seus pés. Isso é normal devido à almofada de ar e pode tornar o chão mais confortável para pessoas com problemas nas pernas e nas costas. No entanto, também representa um problema sério, porque a mesma flexibilidade contribui para um desgaste mais rápido do piso. Em ambientes onde a temperatura muda Freqüentemente, ou os níveis de umidade são altos, um piso flutuante não é a melhor opção porque pode desenvolver empenamento, corrosão e mofo.

Outra desvantagem do pavimento flutuante é o facto de este pavimento não poder ser lixado. Ele é projetado com um acabamento selado. Uma vez que o piso comece a rachar ou mostrar sinais de desgaste (como quando uma cadeira de rodinhas passa por ele), ele não pode ser repintado; Precisa ser substituído. Além disso, o piso requer uma camada especial de proteção contra umidade para protegê-lo da umidade, o que às vezes pode aumentar o custo de instalação; Ao definir o preço de seu piso laminado, lembre-se de incluir o custo da barreira contra umidade.

É sua decisão

Ao avaliar os prós e os contras do piso laminado, você também deve se lembrar que, embora esse piso seja fácil de instalar, nem todos podem. Se uma sala tiver uma forma complexa, não quadrada ou tiver dimensões estranhas, instalar o piso pode rapidamente se tornar um pesadelo. Você pode desperdiçar uma quantidade considerável de solo antes de saber o que está acontecendo. É por isso que é uma boa idéia consultar primeiro um especialista em pisos para ver se há algum problema oculto em uma sala onde você pretende instalar piso laminado.