Piso Frio ou Piso de Madeira — Qual a Melhor Opção?

By Eduarda Oliveira Correia

Se você já construiu, reformou ou está no processo de construção da sua casa, sabe como pode ser difícil decidir algumas coisas primordiais para o andamento do processo. Uma dúvida muito comum é em relação ao chão. Afinal, piso frio ou de madeira? Qual a melhor opção?

Confira no artigo as vantagens e desvantagens de cada um!

Qual é o melhor: piso frio ou piso de madeira?

A resposta é: depende do ambiente de aplicação! Assim como o piso frio, o de madeira também tem suas vantagens e desvantagens e a procura por esse tipo de revestimento tem crescido muito de uns tempos para cá.

Apesar da alta procura, os pisos considerados frios, como o porcelanato e cerâmica, ainda são as opções preferidas dos consumidores. Porém, antes de sair escolhendo o modelo e a metragem, é interessante saber em qual ambiente ele será colocado.

Isso porque um combina melhor com áreas externas e o outro com as internas. Veja abaixo quando você deve escolher cada um:

Quando escolher piso frio?

Os tipos mais comuns de piso frio são o porcelanato e a cerâmica. Por terem variados tamanhos e cores, podem ser usados tanto na parte externa, como quintal, quanto interna de uma casa, como cozinha, por exemplo.

Entre as vantagens desse revestimento estão:

mais barato;

pode-se utilizar produtos mais agressivos para a limpeza;

pode permanecer mais tempo em contato com a água.

Entre as principais desvantagens estão:

suja muito quando mais claro;

risca com frequência;

menor durabilidade;

desvaloriza o imóvel;

não indicado para quem tem crianças.

Quando escolher piso de madeira?

Quem opta pelo piso de madeira deseja agregar um visual elegante e sofisticado ao ambiente. Além disso, dependendo da composição dos móveis do cômodo, pode trazer um ar rústico ao espaço.

Geralmente, sua aplicação é feita em áreas internas, como em salas e quartos. As principais vantagens de tê-lo são:

valoriza o imóvel;

conforto para crianças;

não risca

combina com tudo.

Entre as desvantagens estão:

há cuidados específicos quanto a higienização ;

mais caro;

não pode ser utilizado em ambientes úmidos.

Outro ponto que você deve levar em consideração é em relação a região que mora. Se for mais fria, o indicado é revestir a casa com piso de madeira.

Vale ainda mesclar as duas opções. Use os pisos de madeira em quartos, salas e escritórios e o piso frio em ambientes molhados, como banheiros, cozinhas e lavanderias.

E aí, qual vai ser a sua escolha? Para adquirir os melhores pisos de madeira do mercado, conte com a MADEL, especialista no assunto há mais de trinta anos.

Afinal, Construindo ou Reformando?! É MADEL! MADEL É +!