Qual piso escolher? Conheça as vantagens e desvantagens de cada um!

By Eduarda Oliveira Correia

A escolha do piso para um projeto sempre gera dúvidas entre quem não é especialista da área. A variedade de tipos, materiais, padrões e acabamentos é vasta e podem confundir. Selecionamos alguns dos diferentes tipos de pisos mais comuns encontrados na CASACOR. Confira as vantagens e desvantagens de cada um.

Porcelanas

Os preferidos dos consumidores para áreas frias! Os porcelanatos possuem alta resistência e uma grande variedade de tamanhos e padrões. Os porcelanatos de grande formato apareceram como novidades no mercado nos últimos anos, enobrecendo seu uso. A versão retificada do material permite que a instalação das peças seja bem próxima, deixando os espaços ainda mais elegantes.

Cerâmicas

Os revestimentos cerâmicos são muito populares por terem preços acessíveis, serem duráveis e de padrões e cores muito variados. Contudo, não são tão resistentes quanto os porcelanatos, mas possuem bom desempenho para quem procura um material mais barato.

Pedra Natural

Entre as pedras naturais, há aquelas mais baratas e resistentes, mas que possuem design mais batido, como a ardósia e os elegantes e imponentes mármores. A pedra e suas variações estão entre os revestimentos mais caros do mercado e, apesar da extrema elegância e do design sofisticado, não possuem tanta resistência, são porosos, mancham fácil e são de difícil manutenção. Contudo, é um material nobre, que eleva o valor de um projeto.

Cimento

Para quem procura um visual mais moderno e despojado, o cimento queimado e as placas cimentícias são uma boa opção. Por não conter emendas, o revestimento dá uma aparência de continuidade ao espaço. A instalação deve ser feita por mão de obra especializada, para evitar rachaduras, e a retirada exige obra pesada.

Continua após a publicidade

Pedras Artificiais

As superfícies sintéticas de alta tecnologia são opções para quem procura a elegância das pedras naturais e maior durabilidade, como o mármore. De diversas marcas, esses materiais são compostos por nanopartículas, que garantem alta resistência em padrões diversos e design sofisticado.

Madeira

Os nobres pisos de madeira são ótimos para aquecer ambientes e dar aconchego aos espaços. Contudo, o valor final do material acaba sendo mais caro e a instalação e a manutenção mais complexas.

Laminado

O piso laminado é uma opção mais barata para quem gosta do acabamento da madeira. O piso laminado é feito a partir de madeira aglomerada e por isso possui um valor mais baixo. A instalação é rápida e simples, porém o revestimento não é muito resistente e não pode ser lavado, sendo ideal apenas para áreas internas e que não necessitem de limpeza pesada.

Vinílico

O revestimento vinílico também é uma opção mais barata para quem procura padrões de madeira. Feitos de PVC, é uma opção sustentável e de faço instalação. Alguns tipos de piso também suportam lavagem e podem ser instalados em áreas externas.